Como saber se o equipamento suporta a carga a ser movimentada?

A movimentação de cargas tem sido uma operação muito comum no dia-a-dia das indústrias e empresas, por ser a maneira utilizada para içar ou transportar equipamentos e produtos, geralmente com o auxílio de máquinas para otimizar os processos na operação. Porém, para tanto, é preciso estar atento à questão da segurança.

Mais segurança

  • Análise dos riscos do transporte.
  • Operadores treinados com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
  • Manutenções em dia.
  • Acondicionar bem a carga, amarrando com cabos de aço ou cintas.
  • Distribuir bem o peso.
  • Contar com operadores e auxiliares bem treinados.
  • Ficar distante da carga durante a movimentação.

Alguns tipos de equipamentos para movimentação de cargas

Empilhadeiras: recomendadas para transporte ou manobra de materiais na indústria, são muito versáteis e tem capacidade de transportar volumes que o homem não conseguiria sozinho. Podem ser elétricas ou manuais.

Paleteiras: utilizadas para deslocar materiais acomodados em pallets. Não consegue erguer as mercadorias, mas sim deslocar ao nível do chão até no máximo 3.000 kg, no caso das mais potentes. Por isso são indicadas para empresas de menor porte.

Guindastes ou gruas: indicados para movimentar materiais extremamente pesados, deslocando entre locais, com rapidez, segurança e eficiência, em altura de até 150 metros. Por este motivo, é um dos mais recomendados para indústrias de grande porte.

Munck: conhecido como guindauto, é utilizado para erguer, baixar ou movimentar cargas pesadas, graças ao seu braço hidráulico de içamento, que ajuda a movimentar equipamentos em curtas distâncias e alturas.

Plataforma Elevatória: utilizada para trabalhos em altura, para ajudar os profissionais que realizam manutenções em locais de difícil acesso. Muito importante para trazer mais segurança aos trabalhadores.

Regulamentação

Existem normas que regulamentam o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. A NR 11 corresponde às normas de segurança para operação de guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

O objetivo é definir as medidas de proteção e segurança que envolvem a movimentação de cargas. A NR 11 determina que em todo equipamento deve ser indicado, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida, nome e CNPJ do fabricante e o responsável técnico. A partir dessa norma, existe todo um acompanhamento de itens de segurança e tópicos a serem verificados durante a operação.

Como saber se o equipamento suporta a carga

Para a movimentação segura de carga é preciso seguir ainda a NR 18. Dentre os itens, existe um específico para a obrigatoriedade da elaboração de um plano de carga para movimentação com guindastes, chamado de Plano de Rigging. O procedimento de transporte de carga exige atenção específica com relação à segurança, descrevendo cada tarefa e obedecendo a uma análise de risco.

É preciso avaliar o peso correto da carga, a resistência do terreno onde o guindaste será patolado, a resistência da peça a ser transportada, etc. Tudo isso exige o acompanhamento de um profissional qualificado (engenheiros e técnicos com CREA ativo).

O especialista vai analisar as energias elétricas próximas ao local da operação, o solo onde o guindaste será colocado, os materiais que serão utilizados para a fixação da carga e muito mais.

A importância de escolher bons equipamentos e mão-de-obra especializada
Por tudo o que já foi apontado, é essencial trabalhar com segurança. A movimentação de carga exige muito conhecimento técnico e deve ser executada sempre por profissionais treinados.

O Grupo WR Locações oferece o serviço de movimentação de cargas seguindo todas as normas recomendadas, bem como atua com os melhores e mais modernos equipamentos. Temos a solução que você procura para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos.

Nossos equipamentos passam por manutenção periódica, para realizar as operações com a máxima excelência. Temos os mais modernos e inovadores equipamentos do mercado e nossos colaboradores são treinados para planejar e executar o serviço em total segurança.

Se você precisa de munck, guindaste, plataforma elevatória, plano de rigging, remoção industrial e transporte de máquinas e equipamentos, fale conosco.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento