Movimentação de cargas: saiba o que diz a NR-11

O resultado da economia está diretamente ligado ao transporte de cargas, que contribui de maneira significativa para o crescimento de um país, já que dá suporte a todos os setores produtivos. Quem se lembra da greve dos caminhoneiros que ocorreu recentemente no Brasil e dos efeitos que ela causou para as empresas e até mesmo para os consumidores finais? É impossível ficar sem o transporte, a movimentação, o armazenamento e o manuseio de materiais.

E justamente por serem tão importantes, essas atividades seguem uma norma regulamentadora, a NR-11, que deve ser cumprida no Brasil. Ela orienta as boas práticas para este mercado, que se aplicam para as transportadoras, galpões de armazenamento, canteiros de obras, almoxarifados, centros de distribuição etc.

A NR-11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais exige que as empresas sigam procedimentos de segurança que garantam que todos os operadores utilizem os EPIs adequadamente; que os equipamentos e veículos estejam com a manutenção em ordem; que as áreas de tráfego e movimentação dos materiais sejam isoladas; que haja procedimentos claros de evacuação e combate a incêndios e que os materiais perigosos sejam movimentados e transportados por profissionais altamente qualificados.

Para cargas perigosas, é preciso habilitação profissional e certificado de conclusão dos cursos MOPP (Movimentação de Operação de Produtos Perigosos) para o motorista. Este curso é oferecido por órgãos credenciados ao Detran, como o SEST/SENAT e ajuda a reduzir o índice de acidentes.
No caso da habilitação para empilhadeiras, não é obrigatória, mas o operador precisa comprovar que participou de treinamento sobre o uso do equipamento.

Como atender à NR-11?

Por ser uma norma pública e aberta a NR-11 pode ser estudada por sua empresa para adequar o atendimento da mesma conforme os processos normativos. Para este diagnóstico, você pode contar com o suporte de uma consultoria. A importância de atender à regulamentação vem para evitar problemas com a fiscalização trabalhista, como multas, autuações e até bloqueios e, principalmente, para garantir a segurança das operações e dos profissionais envolvidos.

No momento de contratar serviços de transporte e movimentação de carga, procure uma empresa que atue com responsabilidade e cumpra adequadamente a NR-11, norma regulamentadora do setor.

O Grupo WR Locações é especializado em oferecer as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Nossa equipe é treinada para realizar todos os processos de maneira segura e eficiente, com profissionais altamente capacitados e com ampla experiência de mercado.

Nossos equipamentos são modernos e recebem manutenção periódica, garantindo a realização de operações com a máxima excelência.

Estamos estrategicamente localizados na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e temos capacidade técnica e operacional de suprir a demanda da região no segmento de locações de munck, guindaste, plataforma elevatória, plano de rigging, remoção industrial e transporte de máquinas e equipamentos.

Investimos sempre em inovação e tecnologia. Quer segurança?

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento