Manutenção de guindastes: o que é e em qual frequência devo fazer?

O guindaste é um equipamento que atende as áreas industriais e de construção civil para içamento de cargas com capacidade a partir de 25 toneladas. Também é utilizado para movimentação de materiais pesados em depósitos, montagem de estruturas metálicas e de grandes cargas em terrenos acidentados ou de difícil acesso, sempre com agilidade, praticidade e precisão.

Existem vários tipos de guindastes, dentre eles os de ponte tradicionais, que se movimentam de um lado para o outro sobre uma ponte que atravessa toda a largura da área de trabalho e os de lança, que são geralmente autônomos, para utilização ao ar livre e impulsionados por motores diesel. Eles podem transitar em vias públicas e ser operados em obras urbanas, sempre oferecendo economia de gastos com manutenções.

Como proceder com a manutenção

Preventiva

A manutenção do guindaste já começa pela prevenção. A melhor maneira de evitar reparos no equipamento, é mantendo o operador treinado e preparado. Além disso, o equipamento deve passar constantemente por avaliação para garantir excelentes condições, seguindo todas as recomendações do fabricante. É preciso ainda seguir as normas técnicas: a norte-americana ASME B-30 e a ISO 9927:1, elaboradas pelos fabricantes, usuários e órgãos reguladores internacionais.

Para que o equipamento seja seguro para o uso, indica-se que a equipe de manutenção utilize um histórico de todas as inspeções e manutenções. Recomenda-se também inspeção diária, antes do guindaste seguir para operação. É preciso checar o nível do óleo do motor e do óleo hidráulico, da água do radiador e dos níveis de óleo dos redutores de elevação.

No caso dos guindastes móveis, checar o nível de óleo (diesel e da transmissão) e os mecanismos de manuseio da carga (de elevação e de giro). Para os guindastes treliçados, checar a estrutura da lança, o ponto de fixação do cabo do moitão, a lubrificação e os componentes de desgaste.

O local de operação da máquina deve ser verificado, pois precisa ter 360 graus livres. Não pode haver obstrução mecânica no equipamento e os freios devem estar em excelentes condições.

Se precisar de manutenção, o indicado é tentar realizar no próprio campo para ganhar tempo com a desmontagem e evitar o transporte pelo custo e dificuldade do frete. Os fabricantes já indicam kits de manutenção pensando nisso.

Corretivas

As manutenções corretivas podem ser mais delicadas, envolvendo a estrutura do guindaste e, por isso, devem ser realizadas em oficinas. Os componentes devem ser protegidos e limpos antes da desmontagem do equipamento. E o motor deve ser desligado e as baterias retiradas antes de fazer a manutenção nos sistemas elétricos.

As estruturas soldadas dos elementos estruturais dos guindastes devem ser checadas com frequência, pois podem sofrer rachaduras com alto risco à operação. Por isso, a soldagem é uma manutenção corretiva. Os manuais e normas devem ser seguidos para não prejudicar a estrutura do equipamento. Lembrando da recomendação de desligar todo o sistema elétrico, a chave geral ou a bateria.

Os cabos de aço devem passar por inspeções periódicas. Na verificação diária para identificar corrosão, fios rompidos, distorcidos, esmagados e desgastados, principalmente nos pontos de tensão e no contato com as conexões e as polias. Para que tenham mais vida útil, deve-se evitar a liberação da carga de forma brusca e rápida.

A lubrificação dos cabos de aço é muito importante para reduzir o atrito interno e evitar a corrosão. O cabo deve ser limpo antes com uma escova de aço rígida e solvente, ar comprimido ou vapor. A lubrificação deve ser efetuada ainda nos componentes do motor, da transmissão, lança, suspensão e mesa de giro. Na lubrificação, outros itens que merecem atenção são os cilindros hidráulicos.

Check-list para inspeção e manutenção de guindastes

  • Embreagem
  • Bomba hidráulica
  • Mangueira hidráulica com proteção de plástico
  • Filtro de óleo
  • Recorte da plataforma de giro
  • Cabos
  • Óleo no motor
  • Estrutura do chassi
  • Folga de correia
  • Roda dentada da plataforma de giro
  • Eixo do câmbio
  • Turbo compressor
  • Cabo e ponta da lança
  • Estrutura do chassi

A utilização do guindaste exige mão de obra especializada e o suporte de uma empresa que entenda de transporte de cargas. O Grupo WR Locações é especialista em oferecer as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executa todos os processos de maneira segura e eficiente e oferece guindastes com capacidade a partir de 25 toneladas. Os equipamentos são modernos e passam por manutenção periódica, garantindo a realização de operações com a máxima excelência.

O Grupo WR Locações trabalha com Aluguel de Guindaste, Plataforma elevatória, Container, Remoção industrial de máquinas, transporte de máquinas e equipamentos pesados com caminhão toco, truck e carretas.

Fornecemos Plano de Rigging em todo território nacional.

Grupo WR Locações: Sempre investindo em Inovação e Tecnologia

Alugue um guindaste: entre em contato conosco e faça um orçamento.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento