Conheça a relação entre a NR-18 e o aluguel de plataformas elevatórias sobre caminhões

A Norma Regulamentadora 18 (NR-18) refere-se às regras de segurança para os procedimentos, local e meio ambiente nos serviços prestados na indústria da construção e também atende no caso de locação de plataformas elevatórias sobre caminhões.

As regras estabelecidas têm como objetivo prevenir acidentes e por isso deve ser compartilhada e treinada com os profissionais que atuam tanto na construção civil, quanto na indústria e nas operações com as plataformas elevatórias sobre caminhões. Ela permite maior controle das ações, visando sempre a segurança.

As plataformas elevatórias sobre caminhões são usadas principalmente nas áreas de construção civil e indústria para ajudar na operação. Para que não haja incidentes com os trabalhadores, a NR-18 apresenta os procedimentos que devem ser seguidos na utilização destes equipamentos.

As plataformas elevatórias atendem especificações técnicas específicas do fabricante para operação, manutenção e inspeções. Os profissionais devem consultar os manuais do equipamento e conhecer com profundidade para uma execução mais precisa do mesmo. É recomendado que o acesso a estes manuais seja facilitado aos profissionais.

Recomendações para o uso das plataformas

Segundo a Norma, o equipamento precisa conter, seguindo sempre as especificações do fabricante: dispositivos de segurança para seu nivelamento no local; alça de apoio interno; guarda-corpo (que não pode ser substituído por outros materiais); painel de comando com botão de parada de emergência; dispositivo de emergência que possibilite baixar a plataforma até o solo em caso de pane elétrica, hidráulica ou mecânica; sistema sonoro automático de sinalização acionado durante a subida e a descida.

A NR-18 determina ainda que fica sob responsabilidade do usuário conduzir a equipe de operação e supervisionar o trabalho. O operador deve inspecionar diariamente o local onde o equipamento será operacionalizado e, antes do uso, é necessário a inspeção do mesmo, com teste da funcionalidade.

Atenção às recomendações

  • Manter a visão clara do percurso;
  • Manter distância segura de rampas, obstáculos e depressões;
  • Observar e respeitar a distância mínima de obstáculos aéreos;
  • Observar a superfície, o trânsito no local, a visibilidade, os declives, a localização da equipe e demais detalhes durante o deslocamento, controlando a velocidade.
  • Utilizar estabilizadores e checar se estão atendendo as recomendações do fabricante.
  • Seguir a distribuição da carga conforme a capacidade da plataforma.
  • Utilizar todos os equipamentos de segurança recomendados, como cintos.
  • Checar o clima e respeitar em caso de necessidade de adiamento da atividade.
  • Não desbloquear a plataforma em rampas com inclinações acima do recomendado pelo fabricante.
  • Tomar precauções caso haja equipamentos móveis ou outros veículos no local.
  • Não usar a plataforma como guindaste, evitando pranchas, escadas ou demais dispositivos para atingir maior altura ou distância.
  • Evitar proximidade com rede elétrica.
  • Quando fora de uso, a plataforma deve ser mantida desligada, protegida e guardada em local adequado e seguro.
  • Seguir programa de manutenção preventiva do equipamento.
  • Treinar e capacitar o operador da plataforma de acordo com o item 18.22.1 da NR-18.

Está precisando de um caminhão com plataforma elevatória? O Grupo WR Locações é a empresa certa para te ajudar! Oferecemos as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executamos todos os processos de maneira segura e eficiente e oferecemos guindastes com capacidade a partir de 25 toneladas. Os equipamentos são modernos e passam por manutenção periodicamente, garantindo a realização de operações com a máxima excelência. Alugamos o equipamento com mão de obra, proporcionando maior segurança na operação.

O Grupo WR Locações trabalha com Aluguel de Guindaste, Plataforma elevatória, Container, Remoção industrial de máquinas, transporte de máquinas e equipamentos pesados com caminhão toco, truck e carretas. E fornece estudo de rigging em todo território nacional.

Entre em contato conosco e faça um orçamento. Se ainda tiver dúvidas sobre nosso serviço ou quiser conhecer mais sobre a empresa, acesse o nosso site. 

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento