Quais cuidados tomar na manutenção de veículos de grande porte

Se a sua empresa utiliza máquinas pesadas como empilhadeiras, guindastes e munck, saiba que é preciso ter muito cuidado com a manutenção desses equipamentos/veículos de grande porte, para evitar acidentes ou situações de emergência.

A manutenção deve ser preventiva, como acontece com os veículos de passeio, e o mais ampla possível, observando pneus, qualidade do combustível, óleo, freios, conexões, gabinetes internos, mangueiras de drenagem, cabos, correias, parte elétrica etc. Além disso, o veículo de grande porte deve seguir todas as vistorias de segurança antes de entrar em operação.

Um dos principais pontos quando falamos em manutenção de veículos pesados é a vida útil do mesmo. Afinal, quanto mais cuidado se tem, menos problemas sérios o veículo tende a apresentar no futuro. Como tudo o que a sua empresa menos deseja é ter que deixar o veículo parado, o que acarreta custos excedentes e faz com que você perca boas oportunidades de negócio, deve realizar as manutenções preventivas adequadamente ou contratar o serviço de uma empresa que execute-as. São necessárias a troca de peças e a execução de todos os testes para que o seu veículo de grande porte possa circular em segurança, agilizando também os seus processos, que serão mais produtivos e eficientes.

Cuidados com a manutenção em guindastes e munck

Os próprios operadores e motoristas podem realizar revisões diárias para observar se os equipamentos estão funcionando adequadamente. Caso note algo estranho, é importante buscar um mecânico para a manutenção mais detalhada do sistema hidráulico, dos filtros internos e externos, do sistema de lubrificação, pneus, sistema de frenagem etc.

Os guindastes devem passar por manutenção preventiva e recorrente, seguindo todas as recomendações do fabricante. As normas técnicas devem ser respeitadas: a norte-americana ASME B-30 e a ISO 9927:1, elaboradas pelos fabricantes, usuários e órgãos reguladores internacionais.

A equipe de manutenção deve manter um histórico de todas as inspeções e manutenções, além de executar a inspeção diária, antes do guindaste seguir para operação. É preciso checar o nível do óleo do motor e do óleo hidráulico, da água do radiador e dos níveis de óleo dos redutores de elevação.

No caso dos guindastes móveis, checar o nível de óleo (diesel e da transmissão) e os mecanismos de manuseio da carga (de elevação e de giro). Para os guindastes treliçados, checar a estrutura da lança, o ponto de fixação do cabo do moitão, a lubrificação e os componentes de desgaste. E é muito importante que os freios estejam em excelentes condições.

No caso de manutenções corretivas, que envolvem a estrutura do guindaste, é indicado que aconteçam em oficinas. Os componentes devem ser protegidos e limpos antes da desmontagem do equipamento. E o motor deve ser desligado e as baterias retiradas antes de fazer a manutenção nos sistemas elétricos.

As estruturas soldadas dos elementos estruturais dos guindastes devem ser checadas com frequência, pois podem sofrer rachaduras com alto risco à operação. Por isso, a soldagem é uma manutenção corretiva. Os manuais e normas devem ser seguidos para não prejudicar a estrutura do equipamento. Lembrando da recomendação de desligar todo o sistema elétrico, a chave geral ou a bateria.

Inspeções periódicas também devem ser realizadas nos cabos de aço, para identificar corrosão, fios rompidos, distorcidos, esmagados e desgastados, principalmente nos pontos de tensão e no contato com as conexões e as polias. Para que tenham mais vida útil, deve-se evitar a liberação da carga de forma brusca e rápida.

A lubrificação dos cabos de aço é muito importante para reduzir o atrito interno e evitar a corrosão. O cabo deve ser limpo antes com uma escova de aço rígida e solvente, ar comprimido ou vapor. A lubrificação deve ser efetuada ainda nos componentes do motor, da transmissão, lança, suspensão e mesa de giro. Na lubrificação, outros itens que merecem atenção são os cilindros hidráulicos.

Check-list para inspeção e manutenção de guindastes

  • Embreagem
  • Bomba hidráulica
  • Mangueira hidráulica com proteção de plástico
  • Filtro de óleo
  • Recorte da plataforma de giro
  • Cabos
  • Óleo no motor
  • Estrutura do chassi
  • Folga de correia
  • Roda dentada da plataforma de giro
  • Eixo do câmbio
  • Turbo compressor
  • Cabo e ponta da lança
  • Estrutura do chassi

Mais segurança com a manutenção preventiva

Agora que você entendeu como é importante manter suas máquinas pesadas, como empilhadeiras, guindastes, muncks e caminhões em excelente estado de conservação, procure uma empresa especializada e que faça as manutenções preventivas regularmente.

O Grupo WR Locações é especialista em oferecer as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executa todos os processos de maneira segura e eficiente e oferece guindastes com capacidade a partir de 25 toneladas. Os equipamentos são modernos e passam por manutenção periódica, garantindo a realização de operações com a máxima excelência.

O Grupo WR Locações trabalha com Aluguel de Guindaste, Munck, Empilhadeira, Plataforma Elevatória, Container, Remoção Industrial de Máquinas, Transporte de Máquinas e Equipamentos Pesados com Caminhão Toco, Truck e Carretas.

Fornecemos Plano de Rigging em todo território nacional.

Grupo WR Locações: Sempre investindo em Inovação e Tecnologia

Alugue seu equipamento: entre em contato conosco e faça um orçamento.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento