Dicas de segurança na operação com empilhadeiras

As empilhadeiras são veículos utilizados para carregar, movimentar e empilhar materiais, facilitando o trabalho de quem transporta carga. Elas são projetadas para suportar pesos elevados e são muito versáteis, podendo ser utilizadas em vários locais, como galpões, portos, obras, armazéns etc. Vamos abordar como operar esse equipamento tão importante em segurança.

Tipos de Empilhadeiras

Para operar empilhadeiras é preciso conhecer sua classificação. Com relação à propulsão existe a empilhadeira elétrica, que utiliza como meio de propulsão baterias recarregáveis, sendo recomendadas em ambientes fechados, já que não emitem gases poluentes e tóxicos. Além disso, elas emitem ruídos mais baixos. E as empilhadeiras a combustão, que utilizam GLP (gás liquefeito de petróleo), gasolina ou diesel, sendo recomendadas para locais abertos e com ventilação. Elas têm maior capacidade de carga do que as elétricas.

Quanto ao posicionamento de carga, as empilhadeiras são classificadas como: empilhadeira lateral, que é indicada para o transporte de peças grandes no comprimento, que são carregadas de modo paralelo ao deslocamento e a empilhadeira frontal a contrapeso que, como o próprio nome sugere, depende de um contrapeso na parte de trás para ter equilíbrio.

Segurança na operação com empilhadeiras

Para ter uma operação segura com empilhadeiras, é necessário ter atenção a alguns pontos:

  • Tombamentos: podem ser causados por excesso de carga, piso desnivelado, manobras incorretas ou com carga suspensa, obstáculos, buracos ou objetos na passagem.
  • Quedas de Materiais: resultante de posicionamento incorreto da carga e direção do veículo com os garfos estendidos.
  • Atropelamentos: causados por falta de sinalização, pontos cegos, imprudência do operador ou falta de atenção das pessoas que circulam pelo local da operação.
  • Colisões: se houver alguma falha nas medidas de segurança, em local com várias empilhadeiras em circulação.
  • Falhas Mecânicas: em caso de falta de manutenção e de inspeção diária.
  • Quedas: quando o cinto de segurança, que é um item obrigatório de acordo com a NR 12 (Norma Regulamentadora que trata de medidas preventivas para a condução de máquinas como empilhadeiras), não é utilizado.

Para uma operação segura com empilhadeiras

A operação com empilhadeiras exige muita atenção à segurança. As principais orientações são:

  1. Só utilize a empilhadeira se ela estiver em perfeitas condições de segurança e operação. Faça um check-list antes de iniciar o trabalho.
  2. Respeite o limite de carga e os centros de carga permitidos para o seu equipamento.
  3. Atenção aos pedestres e aos locais de tráfego, observando possíveis manchas de óleo ou graxa.
  4. Faça as curvas com cuidado e buzine para avisar a passagem.
  5. Para descer as rampas com a empilhadeira carregada, é preciso dirigir em marcha a ré. E, mesmo no plano, se a carga impedir a sua visibilidade, recomenda-se a marcha a ré.
  6. Dirija com os garfos à frente nas descidas, quando a empilhadeira estiver descarregada e com os garfos atrás nas subidas. Com a empilhadeira carregada faça o contrário.
  7. Para evitar o escorregamento da carga, faça o transporte sempre com a coluna da empilhadeira inclinada para trás e amarre as cargas soltas para garantir estabilidade.
  8. Faça as curvas com cuidado, e não se esqueça de buzinar antes.
  9. Procure pisos firmes e lisos para passar com a empilhadeira e, caso haja buracos ou ondulações, dirija com atenção redobrada.
  10. Atenção à altura de portas e teto. Buzine e passe devagar pelas portas até poder enxergar do outro lado.
  11. Se houver paletes quebrados, evite movimentar as cargas.
  12. Mantenha o freio de mão puxado ao retirar e colocar carga na estrutura de estocagem.
  13. Atenção à passagem de pedestres em pontos de difícil visibilidade.
  14. Ninguém deve ficar sob os garfos da empilhadeira, nem mesmo quando ela está descarregada.
  15. Atenção aos objetos que possam estar no solo, como máquinas, materiais armazenados, etc. e também aos aéreos, como tubulações de gás, de óleo, de ar comprimido, de exaustão, calhas elétricas, etc.
  16. Não obstrua ou deposite cargas nos acessos a extintores de incêndio, telefone de emergência, portas e saídas de emergência, etc.

A importância do acompanhamento da Segurança e Saúde no Trabalho

Por serem operações delicadas, é necessário que o profissional de SST (Segurança e Saúde no Trabalho) acompanhe o processo. O primeiro passo é garantir que os operadores sejam treinados e capacitados, conforme exigido pela NR 11 (Norma Regulamentadora sobre o transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais).

Além disso, deve verificar o cumprimento no uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) adequados para garantir a segurança de todos. E a sinalização no local de trabalho, delimitando a área destinada a pedestres e às empilhadeiras, com sinalização sonora no veículo, sinalização de carga máxima suportada pela empilhadeira, entre outras.

Faz parte da SST ainda a instalação de espelhos na área de operação de empilhadeiras, para evitar os pontos cegos e o check-list de segurança.

Orienta-se fazer um DDS periódico, que é exatamente uma conversa, com duração de aproximadamente 10 minutos, antes do início do expediente, sobre a segurança do trabalho.

Preciso de empilhadeiras para a minha obra

Se você precisa de empilhadeiras, pode alugar e economizar dinheiro, principalmente com a mão-de-obra. Além disso, contar com uma equipe qualificada e treinada para a utilização das mesmas.

O Grupo WR Locações é especialista em oferecer as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executa todos os processos de maneira segura e eficiente e oferece guindastes com capacidade a partir de 25 toneladas.

Os equipamentos são modernos e passam por manutenção periódica, garantindo a realização de operações com a máxima excelência.

O Grupo WR Locações também trabalha com aluguel de Guindaste, Plataforma elevatória, Container, Remoção industrial de máquinas, transporte de máquinas e equipamentos pesados com caminhão toco, truck e carretas.

Fornecemos Plano de Rigging em todo território nacional.

Entre em contato conosco e faça um orçamento.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento