Caminhão truck e carreta: conheça esses dois equipamentos

O Brasil depende das estradas e o transporte de cargas é importantíssimo para abastecer de produtos e equipamentos em todo o nosso país. Existe hoje uma grande diversidade de equipamentos disponíveis para o transporte de cargas, sendo o caminhão truck e a carreta dois importantes veículos para quem precisa transportar com segurança e eficiência.

O caminhão truck é utilizado para transportar variados tipos de mercadorias, já que é rápido e compacto. Ele é, portanto, muito indicado para trajetos em áreas urbanas.

Já as carretas transportam cargas mais pesadas e delicadas, sendo muito melhor aproveitadas em estradas, para viagens de longa distância.

O que é um caminhão truck e seus tipos

O caminhão truck tem 14 metros de comprimento e 3 eixos, divididos em simples, com uma roda de cada lado (na parte dianteira) e duplo, com duas rodas de cada lado (na parte traseira). O seu peso, somando a carga, pode chegar a até 23 toneladas, por isso ele conta com um motor de alta potência, que aumenta o seu desempenho.

Ele também é conhecido como 6×2 e, dependendo do tipo da carga, pode ser a partir de unidades tratoradas, para mais peso, ou o truck feito a partir de monoblocos, para cargas mais leves.

Atenção ainda para não confundir caminhão truck com o bitruck. Este último aguenta carga de até 22 toneladas, chegando ao peso bruto de 29 toneladas, já que conta com 4 eixos, sendo os frontais direcionais, que se movimentam quando o volante é acionado. Além disso, o bitruck tem tração em duas ou nas quatro rodas traseiras.

Carrocerias para caminhão truck

Saiba ainda que o caminhão truck precisa de carrocerias compatíveis. Para carga seca, encaixotada, ensacada, engradados, chapas e latas, precisa ser a carroceria baixa; para transporte de cargas a granel, como sementes e grãos, a de grade alta; para transporte de veículos de passeio, a plataforma; para containers, a porta container e para materiais de construção, terra, brita e entulho, a caçamba.

No caso de transporte de carga seca, térmica ou refrigerada, precisa ser a carroceria fechada tipo baú e se for para transportar cargas paletizadas, como alimentos, produtos de higiene e de limpeza, a Sider.

O que é uma carreta e seus tipos

Outro veículo muito utilizado para transporte é a carreta, que têm equipamento articulado e cavalo mecânico e é uma excelente opção para o transporte de cargas acima de 25 toneladas.

Dentre os tipos de carretas temos:

Carreta 2 eixos: com 18 metros, capacidade para 33 toneladas, com cavalo mecânico e semirreboque e 2 eixos cada.

Carreta 3 eixos: com 18 metros, capacidade para 41,5 toneladas, cavalo mecânico com 2 eixos e semirreboque com 3 eixos.

Carreta semirreboque ou cavalo mecânico: extrapesado, com 2 eixos simples, sendo um tracionado.

Carreta LS ou Cavalo Mecânico Trucado: extrapesado, mais leve que a Semirreboque, com 2 eixos (de trás duplos).

Bitrem ou Treminhão: com 30 metros de comprimento. Com 7 eixos e capacidade para 57 toneladas e com 9 eixos para 74 toneladas. Pode ter entre 7 e 9 eixos, possui 2 semirreboques tracionados por 1 cavalo mecânico.

Rodotrem: com 30 metros e capacidade de 74 toneladas, possui cavalo mecânico e mais 2 semirreboques, 3 articulações e 9 eixos. Só pode circular com autorização especial.

Caminhão Toco

Para quem precisa transportar, tem ainda o caminhão toco ou caminhão semipesado, com 2 eixos e tração traseira, para até 6 toneladas e transportes em grandes centros urbanos.

Alugue o caminhão ideal para sua necessidade

O Grupo WR Locações trabalha com aluguel de equipamento com ou sem operadores de Caminhão Munck, Munck com cesto aéreo, além de Guindaste, Plataforma elevatória, Container, Remoção industrial de máquinas, transporte de máquinas e equipamentos pesados com Caminhão Toco, Truck e Carretas.

Oferecemos as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executamos todos os processos de maneira segura e eficiente. Os especialistas da WR vão indicar os melhores equipamentos, com maior eficiência e menor custo.

Nossos equipamentos são modernos e passam por manutenção periódica, garantindo a realização de operações com a máxima excelência.

Fornecemos Plano de Rigging em todo território nacional.

Para a locação de caminhão truck e carreta, entre em contato conosco e faça um orçamento.

Grupo WR Locações: Sempre investindo em Inovação e Tecnologia. Escolha o modelo mais adequado para o seu trabalho!

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento