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A carreta tem sido essencial para o transporte de cargas, articulada e conectada ao cavalo mecânico, ela ainda possui o semirreboque, acoplado ao cavalo por um engate, sua cabine, o motor e as rodas de tração.

São esses detalhes que a diferenciam do caminhão, que tem apenas a cabine com o motor e a carroceria, que pode ser aberta ou fechada. O caminhão é “fixo”, portanto, já que possui uma parte única com a cabine e a unidade de carga.

A carreta tem a cabine separada da carroceria, possibilitando uma maior capacidade de carga e a utilização em diversas atividades. Escolher uma carreta não é tarefa simples e requer algum tipo de conhecimento.

Dentre as informações importantes, está o número de eixos, que podem ser simples, com o componente ligado às rodas, ancorando de 2 a 4 rodas ou duplo ou trucado, com a junção de dois ou mais eixos, ligados a uma distância de menos de um metro e conectados à suspensão da carreta, distribuindo o peso de forma igualitária entre os eixos.

Carreta extensiva

Uma das carretas mais requisitadas tem sido a extensiva, que possui configuração de prancha e carrega tudo com até 4 eixos. É recomendada para o transporte de cargas que não podem ser divididas e que são longas, como pás eólicas, tubos, vasos, etc.

Com uma plataforma de 12 a 50 metros, ela tem grande capacidade para transportar cargas pesadas, ajustando o caminhão conforme o tamanho das cargas, podendo movimentar até 20 toneladas. Adaptada para cargas de grande porte, atende as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os principais tipos de carretas

Baú: utilizada para transportar produtos frágeis como alimentos, bebidas e eletrônicos. A carga é distribuída em fardos, paletes e caixas e fica protegida do clima e demais fatores externos.

Sider: tem as laterais fechadas por lonas retráteis, agilizando o carregamento e a retirada da carga. Muito utilizada para transportar peças automotivas.

Porta-Container: transporta um container com ajuda do cavalo mecânico, garantindo segurança pela fixação com encaixes próprios. Utilizada para vários tipos de mercadorias.

Prancha: Com laterais abertas e sem grades, transportam máquinas de grande porte e inteiras, como tratores, escavadeiras, colheitadeiras, carros, etc.

Basculante: Tem um sistema hidráulico de basculamento ou manual, fazendo com que uma extremidade se erga enquanto a outra continua presa. Com isso, a carga escoa para fora. Transporta areia, brita e outros minerais.

Graneleira: normalmente coberta por lona, presa ao redor da mesma, é utilizada em caminhões tipo truck, rodotrem, bitrem, cavalo simples ou mecânico trucado para transportar grãos, adubos, fertilizantes, etc.
Plataforma: conhecida como guincho, transporta veículos.

Silo: tem um sistema de descarga por pressurização, fazendo com que a carga saia por pressão. Utilizada para transportar cal, cimento, cinza, areia e talco industrial.

Cegonha: transporta geralmente veículos de passeio.

Tanque: transporta líquidos, como gasolina, etanol, óleo diesel, leite e água.
Frigorífica ou Refrigerada: tem vedação especial e um sistema interno de refrigeração que permite transportar cargas perecíveis. A frigorífica mantém temperatura de -15⁰C a -20⁰C e a refrigerada de 0 a -10⁰C, por isso é mais indicada para curtas distâncias.

Canavieira: fechada nas laterais e aberta na parte superior é utilizada para o transporte de cana-de-açúcar.

Cabideiro: utilizada por redes de lojas para que os produtos sejam transportados em cabides e não amassem.

Boiadeira: com carroceria fechada e entradas de ar, transporta animais vivos como bois e cavalos.

Munck: possui um braço articulado e sistema hidráulico para carga e descarga. Indicada para movimentar grandes máquinas, que precisam ser suspensas.

Poliguindaste: possui um guindaste capaz de movimentar caçambas de entulhos, areia e lixo. Pode ser com poliguindaste simples, até 12 toneladas; duplo, até 16 toneladas e com extensão da plataforma de aproximadamente 6 metros e braços ariticulados; ou triplo, que suporta até três caixas estacionárias carregadas.

Florestal: possui braços nas laterais para facilitar a amarração de toras de madeira.

Variações

Carreta 2 eixos: possui um cavalo mecânico de 2 eixos e um semirreboque com mais 2 eixos. Tem, no máximo, 18 metros de comprimento e pode carregar até 33 toneladas. É utilizada para transportar mercadorias secas e produtos em distribuição como grãos.

Carreta 3 eixos: também tem um cavalo mecânico de 2 eixos, sendo que os traseiros recebem a força do motor. Pode ter até 18 metros de comprimento e levar um peso bruto de 41,5 toneladas. Podem ser sider, graneleira, baú, grade baixa, etc.

Carreta cavalo trucado: atinge o peso bruto de 45 toneladas, com até 18 metros de comprimento e semirreboque de 3 eixos.

Carreta bitrem: conhecida como treminhão, tem até 30 metros de comprimento, duas articulações e uma combinação, com 7 eixos para até 57 toneladas ou 9 eixos para suportar 74 toneladas de capacidade. Conta com um cavalo mecânico trucado e 2 semirreboques. Utilizada para transportar mercadorias a granel.

Carreta rodotrem: suporta até 74 toneladas e é composta pelo cavalo mecânico trucado, com 3 articulações e 2 semirreboques ligados ao dolly (equipamento acoplado à quinta roda). Utilizada no transporte florestal e canavieiro, circula com autorização especial.

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