Saiba quando utilizar o cesto suspenso para trabalho em altura

Muitos são os tipos de trabalho que precisam ser realizados em altura, o que exige para os profissionais treinamento e reciclagem constantes, além de equipamentos adequados e em excelente estado de manutenção.

Alguns trabalhos em altura são: pequenas instalações, manutenção de jardins verticais, limpeza de fachadas, de vidros, vedação e calafetação, limpeza de toldos e lonas, de brises, de estruturas metálicas, de elementos aéreos, de coberturas, logos, telhados, entre outros.

Segundo a NR 35 (Norma Regulamentadora), o trabalho em altura é a atividade executada acima de dois metros do solo, que precisa ser realizada por profissionais altamente capacitados, em plenas condições físicas e mentais.

Para trabalhar em altura, alguns equipamentos de Proteção Individual são necessários, como: trava-quedas; cinto de segurança tipo paraquedista ou alpinista; capacete com jugular; talabartes ajustáveis; simples e Y; botinas de segurança; óculos de segurança e luvas de segurança.

Além disso, o local deve ser isolado e sinalizado antes da execução do serviço, checando condições meteorológicas e potenciais riscos.

Os cestos para içamento de pessoas

Um equipamento muito utilizado para o trabalho em altura é o cesto para içamento de pessoas, que conta com o auxílio de equipamentos como guindastes, gruas, guinchos, munck etc. Os cestos podem ser áereos, acoplados ou suspensos.

Segundo a NR 12, Norma Regulamentadora de Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, quando não der para utilizar plataforma de trabalho aéreo, cesto aéreo ou acoplado, e não tiver proximidade com redes elétricas, é permitido o uso do cesto suspenso, que deve ser içado por guindaste, por exemplo.

A principal diferença entre cesto aéreo e suspenso, é que o último é utilizado em alturas muito elevadas ou em raios de difícil acesso, que dificultam a movimentação do cesto aéreo. O suspenso é muito utilizado em usinas elétricas e termoelétricas, de beneficiamento e em obras de infraestrutura. Além disso, é indicado para resgates, salvamentos e emergências.

Porém, ele é recomendado somente quando outras opções são inviáveis. Para tanto, é necessário um laudo técnico para comprovar a necessidade da sua aplicação. Ele é usado em conjunto com equipamentos de guindaste, içados por cabos por meio de suspensão.

O cesto acoplado é içado por guindaste veicular, guindauto ou munck, já que possui plataforma acoplada diretamente ao equipamento, com isolamento elétrico ou não.

Segurança

A Norma estabelece que é proibida a manutenção pelo cesto com pessoas e cargas, exceto ferramentas e equipamentos para serem utilizados nas tarefas, desde que bem acondicionados.

A NR 12 determina que o cesto utilizado para pessoas deve ser identificado com uma placa com modelo, número de série, data de fabricação, capacidade de carga, peso do equipamento e quantidade máxima de pessoas permitida.

E a Norma orienta que o peso total da carga içada não deve ultrapassar 50% da capacidade de carga nominal do guindaste.

Além de ser uma estrutura em aço, com portão de abertura interna e sistema anti-queda, o cesto precisa ter piso antiderrapante e local de engate para cintos de segurança.

O funcionário que trabalha em altura, precisa ser treinado, capacitado e autorizado, além de usar todo o material de segurança.

A importância de escolher bons equipamentos e mão-de-obra especializada

O Grupo WR Locações oferece a locação de equipamentos com cestos e mão-de-obra especializada. E trabalha com movimentação de cargas seguindo todas as normas recomendadas, bem como atua com os melhores e mais modernos equipamentos. Temos a solução que você procura para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos.

Nossos equipamentos passam por manutenção periódica, para realizar as operações com a máxima excelência. Temos os mais modernos e inovadores equipamentos do mercado e nossos colaboradores são treinados para planejar e executar o serviço em total segurança.

Se você precisa de munck, guindaste, plataforma elevatória, plano de rigging, remoção industrial e transporte de máquinas e equipamentos, fale conosco.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento