Ordem de serviço é obrigatória para movimentação de cargas?

Para movimentar uma carga com segurança existem uma série de normas e protocolos de segurança que devem ser seguidos rigorosamente. A partir deles, é orientado sobre a responsabilidade no uso de cada equipamento, os tipos de atividades, regras de segurança, periodicidade de inspeção, manutenções preventiva e corretiva, situações de emergência, capacitação e treinamento e documentos exigidos para a movimentação.

Neste último item entra a Ordem de Serviço, que é um documento que determina os regulamentos e procedimentos internos de segurança e saúde no trabalho da empresa. Cada funcionário e terceiro deve ter ciência de todas as informações relacionadas à segurança e procedimentos.

A Ordem de Serviço é separada em procedimento geral de movimentação de carga e procedimento específico de cada operação. Desde 30 de julho de 2019 a publicação da portaria 915, pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, após revisão da NR-1, manteve a obrigatoriedade de que as empresas emitam a Ordem de Serviço em Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais.

É recomendado que todo o procedimento operacional geral de movimentação de carga deixe bem especificado todos os equipamentos que serão utilizados, como pontes rolantes, talhas, empilhadeiras, guindastes, entre outros. Para isso é feito um plano de rigging com instrução de trabalho.

Alugue com quem entende

O Grupo WR Locações é especialista em oferecer as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executa todos os processos de maneira segura e eficiente e oferece guindastes com capacidade a partir de 25 toneladas. Os equipamentos são modernos e passam por manutenção periódica, garantindo a realização de operações com a máxima excelência.

O Grupo WR Locações trabalha com aluguel de equipamento com ou sem operador de caminhão munck, munck com cesto aéreo, além de guindaste, plataforma elevatória, container, remoção industrial de máquinas, transporte de máquinas e equipamentos pesados com caminhão toco, truck e carretas.

Fornecemos Plano de Rigging em todo território nacional.

Grupo WR Locações: Sempre investindo em Inovação e Tecnologia

Para movimentar a sua carga com total segurança, entre em contato conosco e faça um orçamento.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento