Estufagem: saiba o que é e como funciona esse processo

O container está com tudo, em especial por sua multifuncionalidade. Muito utilizados para transporte, funciona como uma unidade de transporte de carga (CTU) que, por seguir um padrão ISO, pode ser movimentada em todas as partes do mundo, por navios, caminhões, vagões e barcaças. Por ter um número de identificação exclusivo e um código de classificação, com informações detalhadas, pode ser gerenciado em qualquer situação.

As vantagens de transportar por container são muitas, como velocidade no processo de segurança para os produtos, redução no custo do frete, a maior capacidade de carga, manutenção de qualidade e a flexibilidade, principalmente para o armazenamento. 

Transportar container com segurança

As formas mais comuns de transporte de containers são por via marítima ou por estradas e rodovias, utilizando um caminhão e seguindo normas específicas. Para isso, é importante contratar uma empresa especializada para o transporte da carga, com um caminhão bug e um porta container, veículo que suporta o peso e as dimensões de todos os tipos de container, com precisão e segurança, sem haver risco de acidentes por excesso de peso.

Uma boa opção também é a locação de container, que diminui ainda os gastos com logística, transporte e armazenamento da estrutura. Porém, é importante tomar todos os cuidados no momento de transportar o container. Para o transporte de carga, é preciso ainda atender rigorosamente a todas as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, que incluem regras relativas ao registro e identificação do veículo, à autorização especial para veículos muito altos no transporte com container, etc. As resoluções preveem infrações em caso de não cumprimento das normas.

O que é estufagem de container?

Durante a estufagem, não deve ser deixado espaços vazios, todo o interior do container deve ser ocupado. Caso a carga não ocupe todo o espaço, ele é preenchido com outros materiais, como cabos, cordas, bolsas de ar ou estruturas de madeira. O principal é respeitar os limites da capacidade de carga, de forma a otimizar o espaço.

Os padrões de qualidade são diferentes para cada tipo de carga, seja alimento, máquina ou derivado. Muitas vezes há necessidade de revestimento interno, caso o produto seja frágil. Por isso, o processo exige acompanhamento de profissionais especializados, como engenheiros e técnicos, que supervisionam todo o trabalho de carregamento.

A estufagem não é só manual, mas também conta com o suporte de empilhadeiras ou caminhões munck. No caso de transportar o container no piso, ele precisará de um guindaste acoplado.

Por que fazer a estufagem?

O principal objetivo da estufagem é manter o container compensado, deixando as mercadorias equilibradas em todos os lados da estrutura, o que evita acidentes e a perda de materiais ou produtos.

Por que escolher um container?

  • Estrutura moderna e resistente
  • Ecológico
  • Prático
  • De rápida instalação
  • Custo acessível
  • Oferece conforto térmico ao ser revestido por isopor
  • Opção de container refrigerado para transporte de alimentos perecíveis

Quer alugar e transportar?

O Grupo WR Locações é especialista em oferecer as melhores soluções no aluguel de equipamentos modernos, garantindo a realização de operações com a máxima excelência. Além disso, executa o transporte do container em segurança.

Tire suas dúvidas sobre o nosso serviço e conheça mais sobre a nossa empresa.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento