Entenda o funcionamento de um Guindaste de Torre

O guindaste é um equipamento utilizado para elevação e movimentação de carga ou materiais pesados. É muito útil em terrenos acidentados ou de difícil acesso e transita normalmente em vias públicas. Muito utilizado em obras industriais ou na construção civil, é preciso e prático.

O manuseio do equipamento deve ser sempre realizado por operadores treinados que ficam em cabine ou em unidade remota de controle via rádio, infravermelho ou cabo. A equipe deve estar sempre equipada com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), para total segurança da operação.

O que é e como funciona o Guindaste de Torre

Existem vários tipos de guindaste. Vamos explicar melhor como funciona o Guindaste de Torre (Tower Crane), muito utilizado em grandes obras de engenharia civil, em especial para elevar aço e concreto. Ele impressiona por sua altura e pode ser visto de longe.

Fixo ao solo em uma laje de concreto (e às vezes ligadas aos lados de estruturas), muitas vezes oferece a melhor combinação de altura e capacidade de elevação e é utilizado, especialmente, na construção de edifícios altos. O operador de guindaste ou se senta em uma cabine no alto da torre, ou controla o guindaste por controle remoto via rádio a partir do solo.

As partes do Guindaste de Torre

Ele é composto por uma base, que suporta o guindaste e é fixa em concreto para manter a estabilidade do equipamento. Essa base pesa em torno de 180 mil quilos e mede em torno de 10mx10mx1,3m. Além disso, faz parte da estrutura o mastro, que dá a altura do guindaste e a lança, com um carro com roldanas correndo ao longo do seu comprimento, justamente para suportar a carga. O Guindaste de Torre tem ainda um braço horizontal para contrapesos (feitos em concreto), com motor e sistema eletrônico e a Unidade Giratória e Cabine para o Operador, com capacidade máxima de altura controlada para até 70 metros e uma carga máxima de 19,8 toneladas com cerca de 20 toneladas de contrapeso.

Existe um sistema de segurança que garante o respeito dessa carga máxima, com limitadores de carga, monitorando a tração no cabo e um dispositivo que impede o operador de exceder a relação entre tonelada e metro do guindaste, conforme a carga é movimentada pela lança.

Cuidados com a montagem do Guindaste de Torre

Montar um Guindaste como o Torre não é uma tarefa simples e exige muita capacitação. Ele é transportado até o local de utilização em cerca de 10 carretas, dependendo do tamanho da estrutura. Um guindaste móvel é necessário para montar a lança e o braço menor em um mastro de 12 metros de altura. Em seguida, coloca-se os contrapesos. A própria estrutura vai sendo erguida, com uma seção do mastro por vez. A equipe responsável pela estrutura ergue um peso na lança e equilibra com o contrapeso e a unidade giratória do topo do mastro é solta da estrutura. Pistões hidráulicos erguem a estrutura giratória 6 metros acima e o operador usa o guindaste para levantar outra seção do mastro de 6 metros e colocá-la dentro do vão criado pela estrutura. Depois de aparafusada a seção, o guindaste fica 6 metros mais alto. Após o uso, o processo inverso é realizado para desmontar o guindaste.

Cuidados na utilização do guindaste e Plano de Rigging

Para trabalhar com guindastes como o de Torre, é preciso utilizar equipamentos que estejam com a manutenção em dia e adequados ao serviço, para evitar a sobrecarga e operados por profissionais habilitados. O Plano de Rigging é um documento que agrega informações e cálculos sobre a área posicionamento e capacidade do guindaste, bem como dimensões e peso da carga a ser movimentada e demonstra como será realizada a operação. É uma garantia adicional de segurança.

Alugue seu Guindaste

Como você viu, os guindastes, no geral, são úteis em grandes obras, mas precisam de muita segurança tanto no transporte, quanto na instalação e manuseio. A recomendação é que o trabalho seja feito por uma equipe especializada, com todo o suporte para o transporte seguro da carga.

O Grupo WR Locações é especialista em oferecer as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executa todos os processos de maneira segura e eficiente e oferece guindastes com capacidade a partir de 25 toneladas. Os equipamentos são modernos e passam por manutenção periódica, garantindo a realização de operações com a máxima excelência.

O Grupo WR Locações trabalha com Aluguel de Guindaste, Plataforma elevatória, Container, Remoção industrial de máquinas, transporte de máquinas e equipamentos pesados com caminhão toco, truck e carretas.

Fornecemos Plano de Rigging em todo território nacional.

Grupo WR Locações: Sempre investindo em Inovação e Tecnologia

Entre em contato conosco e faça um orçamento.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento