Como fazer um transporte industrial com segurança

O transporte de máquinas e equipamentos pesados nas rodovias, em especial de máquinas industriais, é sempre um desafio para os profissionais envolvidos. O peso e o valor dessas cargas, que costumam ser elevados exige muito cuidado.

As cargas pesadas são máquinas e peças de uso industrial, agrícola ou da construção civil; guindastes; equipamentos elétricos; transformadores; motores marítimos de aeronaves ou industriais; veículos, embarcações e aeronaves; cenários ou palcos de shows.

Para transportar cargas pesadas com segurança é preciso escolher o melhor tipo de veículo, definir o prazo para a entrega, qual modal chega até o destino final da carga e se o veículo garante a integridade da carga. Os caminhões munck, por exemplo, já tem o guindaste acoplado para acondicionar e retirar as cargas de dentro do veículo de transporte.

É necessário ainda fazer a revisão do mesmo, para ter certeza que estará em excelentes condições. Além disso, fazer as amarrações com muito cuidado e verificar se está tudo seguro antes de iniciar o transporte. 

A distribuição do peso dos produtos corretamente no veículo é outro ponto de atenção e o peso máximo recomendado deve ser respeitado.

Atenção ao itinerário da viagem, para evitar trechos perigosos ou com estradas com pouca manutenção. Observar ainda limite de altura do veículo em trechos com viadutos e pontes.

Recomenda-se rastrear a carga por questão de segurança, reduzir gastos e otimizar resultados.

Para a mão-de-obra, os profissionais envolvidos no transporte de carga devem ser muito qualificados, certificados e passar por treinamentos constantes. 

Segurança em primeiro lugar

As operações de transporte e movimentação de carga exigem muitos cuidados, já que envolvem riscos. Os profissionais que atuam nessa área devem passar por treinamento e serem muito qualificados e certificados. O objetivo é garantir a segurança na operação do equipamento para prevenir problemas mais sérios.

Lembrando que a carga em desequilíbrio pode causar problemas sérios, em especial na etapa de amarração. E um acessório de içamento mal utilizado pode provocar a queda da carga. Dicas de segurança:

Equipamentos: Devem estar em excelentes condições de segurança e ter a capacidade correta para a operação, a ser realizada com o suporte de um técnico qualificado.

Equipe: Deve ser experiente e estar devidamente certificada. A operação geralmente conta com um responsável, um supervisor, um operador para cada equipamento e auxiliares, com conhecimento de suas responsabilidades.

Procedimentos: Devem ser planejados em detalhes e alinhados com todos os envolvidos na operação.

Programa de controle médico: A saúde dos profissionais deve ser avaliada por exames médicos seguindo o programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

Manutenções: Garantem o funcionamento do equipamento, seguindo as recomendações do fabricante.

Documentação: Na hora de contratar os serviços, fique atento a alguns documentos importantes: declaração do responsável técnico habilitado; equipe, com certificação e experiência para execução do trabalho; ano de fabricação do veículo de transporte e teste de carga.

Alugue com quem entende

O transporte de carga exige, portanto, mão de obra especializada e o suporte de uma empresa que entenda do serviço. O Grupo WR Locações é especialista em oferecer as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos.

Com uma equipe altamente qualificada, executa todos os processos de maneira segura e eficiente e oferece todos os veículos e equipamentos necessários, que passam por manutenção periodicamente, garantindo a realização de operações com a máxima excelência. Alugamos o equipamento com mão de obra, proporcionando maior segurança na operação.

O Grupo WR Locações trabalha com remoção industrial de máquinas, transporte de máquinas e equipamentos pesados com caminhão toco, truck e carretas. E fornece plano de rigging em todo território nacional.

Entre em contato conosco e faça um orçamento. Se ainda tiver dúvidas sobre nosso serviço ou quiser conhecer mais sobre a empresa, acesse o nosso site.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento