Segurança na operação: saiba porque os guindastes podem tombar

O Guindaste ou Grua é um equipamento robusto e eficiente utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados. A ponte rolante utiliza o princípio da física no qual uma ou mais máquinas simples criam vantagem mecânica para mover cargas além da capacidade humana.

Existem vários tipos de guindastes e para operá-los é preciso ter uma equipe com ampla experiência e que siga as recomendações de proteção para uso dos principais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Para que utilizar o guindaste?

  • Movimentar cargas e descarregar grandes objetos na construção civil e na indústria.
  • Movimentar containers.
  • Organizar material pesado em depósitos.
  • Montar estruturas metálicas.
  • Ter mais agilidade, praticidade e precisão.
  • Movimentar grandes cargas até mesmo em terrenos acidentados ou de difícil acesso.
  • Transitar em vias públicas.
  • Para operação em obras urbanas.

Segurança na operação

As operações de movimentação de carga exigem muitos cuidados, já que envolvem riscos. Dentre eles, está a possibilidade de tombamento do equipamento devido a uma falha de estabilização, por uma abertura desigual dos estágios dos estabilizadores ou afundamento devido a falhas no dimensionamento da resistência do terreno ou por sobrecargas não calculadas.

Outro problema de segurança, pode ser a quebra da lança por uso indevido ou incorreto dos recursos do guindaste ou sobrecarga. Grande parte dos guindastes, por questão de segurança, possui um LMI (limitador de momento de carga) que visa informar, alertar, limitar e bloquear os movimentos da lança. Porém, o guindaste pode ser operado sem utilização do LMI, o que possibilita a falha de segurança.

Por estes fatores, os profissionais que operam guindaste devem passar por treinamento e serem muito qualificados. O objetivo é garantir a segurança na operação do equipamento para prevenir problemas com choque elétrico, quedas de cargas ou ferimentos dos profissionais.

Plano de rigging

A operação com guindaste deve ser sempre muito bem planejada e um dos materiais de acompanhamento é o plano de rigging que, além do formulário com os valores de carga, configuração do guindaste, capacidade informada na tabela e acessórios recomendados, prevê todos os movimentos dos guindastes, suas configurações, detalhes de amarração e folgas operacionais.
Lembrando que a carga em desequilíbrio pode causar problemas sérios, em especial na etapa de amarração. E um acessório de içamento mal utilizado pode provocar a queda da carga.
Existem, assim, pontos que devem ser observados nas questões de segurança para operação de guindastes:

Equipamentos: Devem estar em excelentes condições de segurança e ter a capacidade correta para a operação, a ser realizada com o suporte de um técnico qualificado.

Equipe: Deve ser experiente e estar devidamente certificada. A operação de guindastes geralmente conta com um responsável pela operação, um supervisor de movimentação de cargas, um operador para cada equipamento e auxiliares de movimentação de cargas, com conhecimento de suas responsabilidades.
Esses profissionais devem ter conhecimento da máquina;
riscos e medidas de prevenção; princípios da física aplicados ao guindaste;
técnica de amarração de cargas; do manual do fabricante, das tabelas de cargas, da influência do vento na operação de guindaste com carga; de sinalização manual e via rádio; de interpretação de plano de rigging e ter prática operacional.

Procedimentos: Devem ser planejados em detalhes e alinhados com todos os envolvidos na operação.

Programa de controle médico: A saúde dos profissionais deve ser avaliada por exames médicos seguindo o programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

Manutenções: Garantem o funcionamento do equipamento, seguindo as recomendações do fabricante.

Documentação: Na hora de contratar os serviços de um guindaste, fique atento a alguns documentos importantes: declaração do responsável técnico habilitado; equipe, com certificação e experiência para execução do trabalho; ano de fabricação do guindaste e teste de carga.

Alugue com quem entende

A utilização do guindaste exige, portanto, mão de obra especializada e o suporte de uma empresa que entenda de transporte de cargas. O Grupo WR Locações é especialista em oferecer as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executa todos os processos de maneira segura e eficiente e oferece guindastes com capacidade a partir de 25 toneladas. Os equipamentos são modernos e passam por manutenção periodicamente, garantindo a realização de operações com a máxima excelência. Alugamos o equipamento com mão de obra, proporcionando maior segurança na operação.

O Grupo WR Locações trabalha com Aluguel de Guindaste, Plataforma elevatória, Container, Remoção industrial de máquinas, transporte de máquinas e equipamentos pesados com caminhão toco, truck e carretas. E fornece estudo de rigging em todo território nacional.

Entre em contato conosco e faça um orçamento. Se ainda tiver dúvidas sobre nosso serviço ou quiser conhecer mais sobre a empresa, acesse o nosso site. 

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento