Qual é a diferença entre Munck e Guindaste?

Guindastes e caminhões Munck: qual a diferença entre eles? Munck não é um guindaste acoplado em um caminhão? Calma, nós vamos explicar tudo para você!  

Ambos os equipamentos possuem uma função clara, elevar e movimentar peças que vão além da capacidade humana. Entretanto, um possui uma mobilidade maior perante ao outro, afinal um caminhão consegue se deslocar mais facilmente do que um guindaste.

Mas antes de tomar uma decisão, vamos conhecer um pouco mais os dois:

Guindastes

Como já dissemos, o guindaste é uma ferramenta capaz de elevar e movimentar grandes e pesadas cargas. É basicamente composto por uma torre equipada por cabos e roldanas. A máquina pode ser fixada ao solo ou em trilhos elevados, para trabalhos em alturas, como a construção de prédios. Para saber mais sobre os guindastes e sobre como alugar um, basta clicar aqui

Caminhão Munck

Caminhões munck são equipamentos hidráulicos junto a um caminhão. É composto por um sistema hidráulico com um braço articulado e uma estrutura na ponta. 

Inicialmente a ideia do Munck foi para inserir/retirar cargas do próprio caminhão, facilitando o trabalho de carga e descarga. Mas as demandas foram surgindo e junto com elas veio as ideias de como facilitar a construção civil dentre outras tarefas.

Atualmente o caminhão munck é utilizado para diversas tarefas que vão desde trabalhos florestais, içamento de grandes volumes, movimentação de containers (carga e descarga) e claro transporte rodoviário de equipamentos pesados, dentre outras funções.  

A diferença

Conhecendo um pouco dos dois, parecem fazer a mesma função certo? E o Munck parece até mesmo mais fácil e prático. Entretanto a principal diferença está nos pesos.

Imagine a seguinte situação: você alugou um caminhão munck, porém sua carga é incrivelmente mais pesada que o caminhão e seu equipamento hidráulico juntos! As chances disso se tornar uma tragédia e o veículo cair ou virar é alta.

Por mais prático que seja o caminhão munck ainda possui um limite de peso devido a não ser fixo ao chão, diferentemente de alguns guindastes que são extremamente fixos, para que não haja problema na hora de içar cargas de peso extremo.

O caminhão também não pode ser levado a grandes alturas para a construção de prédios e monumentos.

Entretanto guindastes fixos não tem a mobilidade e rapidez de um munck.

 

Conclusão

A escolha não é fácil, mas com um Plano Rigging muito bem feito e entendendo suas necessidades ambos poderão suprir suas necessidades de forma eficiente e prática.

É preciso ter também profissionais com a capacidade de manusear de forma correta o maquinário. Ambos possuem força e eficiência, basta saber em qual situação usar cada um. 

Por isso na hora de alugar um guindaste ou um caminhão munck, fale com quem entende do assunto! Acesse – www.grupowrlocacoes.com.br 

Contrate Munk, Guindaste, Container, Plataforma, equipamentos de remoção industrial em São José dos Campos, Jacareí, Pinda, Caçapava, Taubaté, Campos do Jordão e Guararema com a WR Locações.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento