Planejamento para locação de guindastes: qualidade, preço e segurança

Cargas muito pesadas requerem uma força muito grande para serem levantadas, algo que apenas grandes máquinas podem fazer. Guindastes são ferramentas fundamentais na hora de elevar grandes cargas para lugares altos e ou de difícil acesso para caminhões e/ou outros instrumentos de movimentação de cargas.

Mas, conseguir um guindaste não é como alugar um carro, são máquinas enormes, com algumas dezenas de metros. Por isso é preciso ter muita qualidade, segurança e bom preço nesse tipo de máquina. É preciso falar com profissionais e principalmente, se planejar.

Por onde começar?

É preciso começar com duas coisas muito importante, ambas se resumem em apenas uma palavra: planejamento. É preciso conhecer os melhores na área, para que você tenha qualidade, segurança e claro um preço justo.

O planejamento principal precisa vir com o Plano Rigging – importante documento que viabiliza a movimentação de cargas pesadas e/ou específicas. Falamos mais sobre o termo aqui.

Os cálculos, desenhos e análises proporcionados pelo Plano Rigging irá dizer qual guindaste é ideal para o trabalho que irá ser realizado.

 

Informações necessárias para a locação de guindastes

É preciso uma visita técnica no local para coletar as informações nas quais serão utilizadas para o aluguel do maquinário.

 

Informações como: análise de riscos, qualidade do solo, peso da carga, localização na qual será colocada o guindaste dentre outros aspectos. Todas essas informações são coletadas e analisadas por profissionais para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível e principalmente, que acidentes sejam evitados.

 

Esse tipo de análise pode ser feita por engenheiros e “Riggers”, profissionais que possuem especialização em transporte de cargas.

 

Como saber o mais adequado para mim?

Para todo trabalho existem ferramentas específicas, com guindastes não é diferente, cada máquina possui uma função específica que com o estudo de Rigging pode ser muito bem explorada.

Para saber qual guindaste é mais adequado para o serviço que precisa é necessário estar com o estudo Rigging em dia, mas também é preciso conhecer cada tipo de máquina disponível no mercado, vamos a elas:

 

  • Grua – Também conhecido como Guindaste Universal de Torre a grua pode ir de 10 até 150 metros, às vezes até mais. É muito versátil e possui grande durabilidade, tendo a manutenção correta pode ser utilizado por décadas.
  • Multiangular – Também conhecido como pinça esse tipo de guindaste é bastante utilizado na Construção Civil. É composto por duas partes, a pinça que faz o trabalho de elevação e a estrutura que serve como contrapreso.  
  • Grua Florestal – Especificamente utilizada para transportar toras de madeira.
  • Pórticos – Muito comum em Portos, são guindastes fundamentais no transporte de containers. Sua força é incrível, podendo erguer até 12 containers de 20m³.
  • Munck – Um dos mais, podemos dizer assim, populares. Muito utilizado para movimentação de cargas na construção civil, carga e descarga de maquinários, etc. São equipamentos montados em cima de caminhões, na hora de alugar, geralmente, aluga-se o caminhão munck, no qual já vem montado.

É possível uma demonstração teste antes de alugar?

A teoria, se bem feita, é perfeita, erros podem ser corrigidos, mas é preciso da prática. É preciso ver o funcionamento do maquinário para que entender como tudo funciona. Por isso a demonstração é fundamental.

A demonstração completa o seu plano Rigging, além de demonstrar a qualidade de quem está alugando. É preciso estar com os melhores, para que se tenha qualidade, segurança e um preço justo.

 

Conclusão

Agora que você já planejar como alugar um guindaste, é hora de mãos a obra.

Contrate Munk, Guindaste, Container, Plataforma, equipamentos de remoção industrial no Vale do Paraíba com a WR LocaçõesAcesse: www.grupowrlocacoes.com.br

 

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento