Como, quando e por quem foi inventado o guindaste?

Os guindastes são equipamentos utilizados para movimentação de cargas e materiais pesados. São controlados por operadores em cabine ou em unidade remota de controle via rádio, infravermelho ou cabo. Atendem geralmente as áreas industriais e de construção civil.

São equipamentos ágeis, precisos e práticos e recomendados para movimentação de materiais pesados em depósitos, montagem de estruturas metálicas e de grandes cargas em terrenos acidentados ou de difícil acesso.

Uma das vantagens dos guindastes é que podem transitar em vias públicas e ser operados em obras urbanas, sempre oferecendo economia de gastos com manutenções.

Existem vários tipos de guindastes que são escolhidos conforme a carga a ser movimentada e ao espaço. Para operá-los é preciso ter uma equipe especializada e equipada com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

A invenção do guindaste

De onde surgiram os guindastes? Quem inventou este equipamento tão útil? Acredita-se que lá atrás, na construção das pirâmides do Egito, aproximadamente há 4.500 anos, a elevação dos blocos de pedra foi por sistema de polias (rodas presas a um eixo, com uma correia que aplicava força e outra resistência para elevação). Esse sistema com cabos era denominado talha. Depois houve uma transição para as rampas de acesso para o meio de transportar cargas verticalmente.

Na Idade Antiga pelos gregos, eram movimentados por homens ou animais de carga, como os burros. Os primeiros guindastes eram de madeira. O destaque aos guindastes veio durante o Império Romano, com o avanço da construção civil, destacando os engenheiros Vitrúvio e Heron, de Alexandria. Há dois guindastes em autorelevos romanos na lápide Hateril do final do primeiro século D.C.

Na Roma Antiga o guindaste era composto por uma estaca fincada no chão, que era erguida e sustentada por um par de cabos amarrados em sua extremidade superior. No topo prendia-se a roldana por onde corria a corda que era utilizada para suspender os materiais. Os modelos conhecidos na época eram os Trispastos (3 polias e 150 kg de capacidade e o Pentapastos (5 polias e 450 kg de capacidade).

O que fez o uso do guindaste se popularizar na Alta Idade Média foi a necessidade de auxiliar na carga e descarga das embarcações portuárias. No final da Idade Média, os guindastes de torre foram projetados por Leonardo Da Vinci, sendo possivelmente os primeiros guindastes móveis construídos.

Com a Revolução Industrial, passaram a ser produzidos em ferro fundido e aço e a força humana foi substituída por máquinas a vapor. Foi produzida uma máquina por Hick & Rothwell, em Bolton (próximo a Manchester), e tinha uma capacidade de 2 ton. Em 1838, construiu-se outro guindaste igual, dessa vez na Alemanha.

Foi em 1850 que Sir William Fairbairn criou o guindaste a vapor, acionado manualmente e com capacidade de içar até 12 toneladas a uma altura de 9,1 m em um raio de 9,8 m. Depois surgiu o guindaste com capacidade de 60 ton, também acionado manualmente.

Em 1878 a Stothert & Pitt produziu um guindaste a vapor com comprimento de 7,6 m, que pesava 120 ton e possuía alcance vertical de 12 m em um raio máximo de 11 m. Equipado ainda com cadeira vertical interna, para produzir vapor usado no acionamento de dois cilindros, um para o giro e outro para a corrente de içamento. Com a expiração da patente, outros fabricantes produziram equipamentos similares, acionados por vapor, sistemas hidráulicos ou eletricidade. E, desde então, os guindastes seguiram auxiliando nas grandes obras da humanidade.

Alugue com quem entende

A utilização do guindaste exige mão de obra especializada e o suporte de uma empresa que entenda de transporte de cargas.

O Grupo WR Locações é especialista em oferecer as melhores soluções para movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executa todos os processos de maneira segura e eficiente e oferece guindastes com capacidade a partir de 25 toneladas. Os equipamentos são modernos e passam por manutenção periódica, garantindo a realização de operações com a máxima excelência.

O Grupo WR Locações trabalha com Aluguel de Guindaste, Plataforma Elevatória, Container, Remoção industrial de Máquinas, Transporte de Máquinas e Equipamentos Pesados com Caminhão Toco, Truck e Carretas.

Fornecemos estudo de Rigging em todo território nacional.

Entre em contato conosco e faça um orçamento.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento