Como funciona e para o que serve um container?

O container é uma caixa construída em aço, alumínio ou fibra, geralmente em grandes dimensões, com o objetivo de transportar carga. Pode ser utilizado em diversos meios de transporte como, ferroviário, marítimo, terrestre, etc.

Para sua diferenciação, cada container é identificado com marca do proprietário, local do registro, tamanhos, etc.

A construção de um container surgiu em 1937 quando o americano Malcom Mc Lean teve a ideia de armazenar fardos de algodão em grandes caixas de aço para melhor armazená-los e transportá-los.

Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho de sua companhia, Maersk-Sealand. Assim surgiu a contentorização.

 

  • Para o que serve um container?
  • Como funciona o transporte?
  • Qual a capacidade?
  • Container e o meio ambiente
  • Por que alugar um container?
  • Finalizando

 

 

Para o que serve um container?

 

Como dito anteriormente, o container, serve como transporte de carga. É um equipamento indispensável para o transporte internacional. Assim traz maior segurança para a carga e facilidade com o manuseio, armazenagem e movimentação.

 

 

Como funciona o transporte?

 

O transporte dos contêineres é feito por um navio porta-contêineres, especificamente feito para o transporte desses equipamentos. Os porões dos navios são equipados com guias ou celas, para receber e carregar os contêineres, agilizando as operações de carga e descarga.

 

 

Geralmente o carregamento é feito por meio de guindastes que empilham os contêineres dentro dos navios. Eles costumam ter uma velocidade de serviço bem superior aos cargueiros tradicionais. E alguns navios, podem chegar a capacidade de até 14 mil contêineres!

 

 

Qual a capacidade?

 

A capacidade de um container pode variar de acordo com seu modelo. Os mais usados são os de 20 pés, 40 pés e o High Cube de 40 pés. O High Cube é o maior deles, tendo uma capacidade cúbica de 76,2 m³ e aguentando 26 toneladas de carga.

O de 40 pés normal, tem a capacidade de 67.6 m³ e também aguenta cargas de até 26 toneladas. Já o de 20 pés, tem sua capacidade cúbica de 33.2 m³ e aguenta cargas de até quase 22 toneladas.

 

 

Container e o meio ambiente

 

Um fato interessante sobre os contêineres é que ele é feito de um material reciclável. Já que toda sua estrutura é feita de metal, quando o container está sendo descartado, tudo pode ser reaproveitado. O que acaba se tornando uma ótima opção também para as empresas que pensam em alugar um.

 

 

Por que alugar um container?

 

Alugar container é uma alternativa muito vantajosa para quem precisa de uma instalação móvel ou temporária para empresas e serviços. Algumas vantagens é o custo-benefício: é barato, pois a instalação dos módulos possui custo baixo e manutenção de custo zero.

 

o que serve um container

 

Além disso, é uma solução muito prática e eficaz, já que os contêineres podem oferecer as mesmas condições que qualquer sala comum oferece tais como, conforto térmico, conforto acústico, iluminação, saneamento, entre outros.

 

 

Finalizando

 

O container pode ter diversos tamanhos, mas sempre fique atento a isso. Cada container tem a sua medida certa e estipulada para que na hora do carregamento, todos possam caber corretamente. E não só isso, o container pode ser alugado, tornando seu custo-benefício ainda melhor! Ele é muito usado como escritórios, almoxarifados, depósitos, etc.

 

Ainda ficou com alguma dúvida? Precisa de um container? Comente aqui com a gente

 

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento