Conheça os riscos e cuidados na operação com munck

O munck é uma variação do guindaste, utilizado para transportar cargas, máquinas e equipamentos pesados. Ele é conhecido também como guindaste articulado, pois possui uma carroceria com lança articulada, podendo, portanto, trabalhar em espaços mais restritos, com limitação de altura. Além disso, você pode locomovê-lo a longas distâncias, por ser um caminhão.

Munck X Guindaste

O que diferencia o munck do guindaste é justamente a tecnologia, já que o guindaste possui computadores de bordo que auxiliam na realização de serviços de alta complexidade.

O munck é indicado para superfícies firmes e planas. Com um braço hidráulico, ele também transporta a carga e não somente a eleva. O guindaste tem a elevação mecânica vertical.

Portanto, em construções altas é recomendado o uso do guindaste, pois é possível elevar os materiais a alturas bem superiores.

Já o munck é recomendado para carregamento e transporte de outras máquinas, na instalação de postes e redes elétricas, nas áreas de construção civil, usinas e indústrias e todas as atividades que dependam de transportar materiais pesados.

Os dois também podem ser utilizados em conjunto, como no carregamento de containers, sendo que o munck transporta e o guindaste iça.

Os riscos na operação de um munck

O principal risco na operação de um munck é o tombamento. Por isso, é importante mantê-lo em local plano. O terreno de apoio deve ser firme. Em caso de necessidade, utilize calços resistentes.

Não é indicado permanecer na carroceria do munck, para evitar de ser atingido pela lança em movimento.

Sinalize o local para isolamento durante a operação. O operador deve garantir que a área coberta pela operação deve estar livre, principalmente em locais próximos a redes elétricas, equipamentos energizados ou valas e escavações.

A carga precisa ser posicionada sobre a carroceria com cordas auxiliares, para evitar que caia e o caminhão nunca deve ser deixado com a carga suspensa. Outro ponto é evitar o arraste das cargas.

É importantíssimo respeitar o limite da capacidade conforme o tipo de carga.

O caminhão só pode ser movimentado com as patolas e sapatas recolhidas e posicionadas no berço de apoio.

Além disso, o caminhão munck deve passar por manutenções e inspeções constantes.

Riscos na operação

Transportar cargas exige muita responsabilidade e cuidados específicos. Alguns riscos precisam ser monitorados, como os imprevistos durante o transporte em estradas; problemas com sobrecarga; falta de capacitação dos profissionais; frota sem manutenção; tombamentos; entre outros.

Para ter mais segurança, é necessário seguir as normas e calcular bem os riscos envolvidos na operação. Recomenda-se cuidar atentamente da logística, investir em tecnologia, comunicação eficiente e equipamentos modernos, bem como profissionais qualificados e atualizados.

Escolha certo!

Escolha uma empresa que entenda do transporte de carga e que possua mão-de-obra especializada.

O Grupo WR Locações é especializado em movimentação de cargas, trabalho em altura e içamentos, tendo uma equipe altamente qualificada, que executa todos os processos de maneira segura e eficiente.

Oferecemos o serviço de locação de munck com mão-de-obra, proporcionando maior segurança na operação. Entre em contato e faça um orçamento sem compromisso.

Conheça nossa empresa e solicite um orçamento.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento