Qual é a formação necessária do operador de guindaste?

Guindaste é uma das maiores ferramentas criadas pelo homem. Uma ferramenta feita de ferro com alturas incríveis não é algo fácil de se manusear, é preciso muita calma e técnica para que tudo saia de acordo e com muita segurança.

Estando ou não em ambientes que se utilizam dos guindastes, todo mundo já viu um. E a pergunta que fica é: qual é a formação necessária do operar um guindaste? O que a pessoa precisa estudar para trabalhar com uma máquina tão grande?

Qualquer pessoa pode operar?

Manusear um guindaste exige o mesmo pensamento de tirar sua carteira de motorista, é preciso ter a habilitação para operá-lo. O número de horas pode variar, isso vai de acordo com que a pessoa frequenta as aulas, e com a eficiência nas aulas práticas, o maquinário escolhido e, é claro, como se saiu no teste final. Para você saber mais sobre guindastes basta clicar aqui.

Aluguel com mão de obra compensa?

Sem dúvida! A locação de guindastes é algo que requer cuidado, além de ser um equipamento caro, requer um manuseio específico.

Por isso alugar um guindaste com a mão de obra é duplamente vantajoso, primeiro pelo fato de não ter que se preocupar em contratar alguém para operar o maquinário, pois pode confiar na qualidade do trabalho do operador, já garantido pela empresa na qual você alugou o guindaste.

O que a lei diz sobre o uso do guindaste?

As leis são bem rígidas quanto a utilização do guindaste, afinal é um maquinário muito grande, que requer muito cuidado.

É preciso fazer um detalhamento da operação, por isso o plano Rigging é obrigatório antes do processo acontecer – para saber mais sobre o Plano Rigging basta clicar aqui. O plano irá ajudar a prever os movimentos dos guindastes, suas configurações, detalhes de amarração e folgas operacionais. A lei também obriga o operador a utilizar os devidos equipamentos de segurança. Além do maquinário estar totalmente revisado e testado.

Guindaste e Plano de Rigging

Qualquer operação de guindaste deve ser planejada. É claro que os formulários entregues podem variar de acordo com a complexidade da operação.

Em algo mais simples, apenas um formulário com os valores da carga, configurações do guindaste e sua capacidade de peso pode ser o suficiente. Mas, quando é algo mais complexo irá demandar um Plano de Rigging onde, como já falamos, é previsto todas as variáveis da operação.

É preciso saber dos equipamentos, se são capazes de operar de forma segura, isso vai desde o capacete até o guindaste utilizado. Outro ponto importantíssimo é saber se o colaborador está apto em fazer o serviço e se é certificado.

Colocamos um link acima falando mais sobre o Plano de Rigging para você saber tudo sobre ele e a NR 12.

Conclusão

Não é fácil operar um guindaste e sem dúvida a melhor escolha é confiar em quem entende do assunto e pode trazer o benefício de alugar um guindaste juntamente a um profissional qualificado que possa operar e trazer uma eficiência melhor a operação.

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento