Conheça os 4 tipos de guindaste mais usados

Não se sabe ao certo a origem dos guindastes, mas acredita-se que já na época da construção das pirâmides do Egito (aproximadamente há 4500 anos) a sistemática de elevação de blocos de pedras por meio de sistema de polias já era utilizado.

O guindaste é um tipo de máquina projetada para elevar, transportar e movimentar toneladas de materiais para diversas finalidades. Muito utilizado em construções, indústrias, portos, ferrovias e muitos outros locais, e este equipamento pode ser montado no chão ou em cima de caminhões.

Surgindo por volta do século I a.C, durante toda sua história já possuiu diversos modelos. Caso tenha lido o nosso post sobre como funciona o guindaste, está na hora de conhecer os tipos de guindaste. Dessa forma, você sabe qual o melhor para você e sua empresa. Confira então cada um deles:

  • Sobre Caminhão (Guindaste Telescópico e Guindaste Articulado)
  • Pórticos
  • Flutuante
  • Torre
  • Conclusão

Sobre Caminhão (Guindaste Telescópico e Guindaste Articulado)

Diferentemente dos demais, como o próprio nome já diz, esses tipos de guindastes ficam em cima de um veículo de tração de quatro rodas, o que se assemelha a um caminhão. Possuem também apoio nas laterais para uma melhor estabilização, chamado de patolas. Geralmente é utilizado para pegar, elevar e transportar materiais em diversos locais.


Pórticos

Esse guindaste é encontrado em portos e ferrovias, onde descarregam e transportam containers enormes dos navios e trens. Um guindaste pórtico consegue transportar vários containers de uma só vez, sendo uma das mais eficientes ferramentas para essa tarefa.

As bases para esses tipos de guindaste são vigas enormes que funcionam nos trilhos. Dessa forma, podem mover materiais de um lado para o outro.

Flutuante

Os guindastes flutuantes são também de extrema importância para indústria naval. Eles são montados em balsas ou pontões, e servem para montar portos, pontes ou salvar navios. E assim como os pórticos, os flutuantes, também podem descarregar navios.

Torre

Os mais conhecidos (e os mais altos) são os guindastes em torre. Eles possuem uma base fixada ao chão e precisa ser montado peça por peça para atingir sua altura. Ele se parece uma escada longa e no seu final possui a cabine de comando.

O crescimento dele é sempre perpendicular à base e é usado para a construção de prédios altos. No caso arranhas céus, o guindaste é montado no interior da construção.

Conclusão

 

Agora que leu tudo sobre os principais tipos de guindaste sabe qual encaixa melhor para sua necessidade. Um guindaste pode parecer simples, mas a escolha certa reduz seu trabalho e auxilia em tudo o que precisa.

 

Gostou desse artigo? Conhece mais algum tipo de guindaste?

 

Comente aqui embaixo conosco que ficaremos felizes em te responder

Tudo o que podemos te oferecer
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento